top of page

Foi em Étain no Meuse que Petitcollin nasceu em 1860. Nicolas Petitcollin, o fundador era originalmente um fabricante de pentes de chifre. Em 1901, interessou-se pelo fabrico de acessórios de beleza em celuloide.

 

O ano de 1912 marcou o nascimento da boneca Petit Colin, imagem da marca, que revolucionou o mundo das bonecas ao oferecer um baby doll nadável a um preço acessível, ao contrário das bonecas tradicionais da época. A Petitcollin é uma empresa muito bem-sucedida e inovadora e uma das mais prestigiadas empresas francesas de bonecas até a década de 1950.

 

Em 1961, Petitcollin dominou rapidamente um novo processo: a rotomoldagem, que possibilitou o fabricaco de peças ocas de vinil, principalmente cabeças e membros de bonecas.

 

A partir de 1970, a Petitcollin enfrentou muitas dificuldades até sua aquisição em 1995 pela Vilac, fabricante de brinquedos de madeira do Jura.

 

A Petitcollin é hoje a mais antiga e a última fábrica de bonecas ainda em atividade na França. Desde 1998, a fábrica está aberta ao público, o que lhe permite partilhar a sua história e know-how.

 

Em 2007, Petitcollin recebeu o selo "Entreprise du Patrimoine Vivant", que é uma marca de reconhecimento do Estado criada para distinguir as empresas francesas com excelente habilidade artesanal e know-how industrial.

 

A Petitcollin registrou em 2009, a marca de bonecas "Ecolo Doll". Esta nova gama consiste em fazer bonecas de acordo com uma abordagem sustentável: roupas em verdadeiro algodão orgânico cultivado sem pesticidas com fabrico local europeu...

 

Durante cinco anos, a Petitcollin renovou consideravelmente as suas gamas e continua a melhorar a qualidade das suas roupas. A Petitcollin oferece hoje cerca de cem bonecas com trajes refinados e alto nível de acabamento.

 

O ano de 2015 é marcado pelo início de uma bela parceria com Sylvia Natterer, famosa designer de bonecas que ainda hoje colabora na criação das coleções Petitcollin.

bottom of page