Brinquedos por Idade
– Entre os 0 e os 12 Meses
-
Do nascimento até 1 mês e ½
O bebé ainda não consegue segurar objectos intencionalmente. Só por reflexos. Nesta fase é importante estimular os sentidos cantando, abraçando e acariciando o bebé. Exagere nas fisionomias bem próximo ao rosto da criança. Demonstre alegria e satisfação.
-
De 2 a 4 meses
Nesta fase o bebé passa deste estado de quase inércia para as primeiras reacções intencionais. Ele diverte-se quando é levado ao alto e gosta de fixar o olhar em objectos atraentes e coloridos.
Sugestões de brinquedos:
* Brinquedos com texturas e formatos de fácil manipulação
* Móbiles
* Brinquedos que emitam sons (com guizos em seu interior, por exemplo)
-
De 5 a 7 meses
A criança já consegue fixar um objecto por mais tempo. Volta-se para a direcção de onde vem algum som. O bebé já emite alguns ruídos com o intuito de chamar atenção. Aos 7 meses já atende se for chamado pelo nome.
Sugestões de brinquedos:
* Tapetes de actividades com espelhos (por exemplo), pois aqui o bebé já é capaz de se reconhecer
* Brinquedos que emitam sons
-
De 8 a 10 meses
A criança já pode interagir com jogos simples e buscar por algum objecto de desejo. Gosta de bichinhos de pelúcia e bonecos. Livros plásticos para o banho também são uma óptima pedida. Tudo muito colorido.
Sugestões de brinquedos:
* Livrinhos de banho
* Jogos de interacção
* Bichos de pelúcia e bonecos
-
De 11 meses a 1 ano
A linguagem está em pleno desenvolvimento. Já consegue concentrar-se por um pequeno período de tempo ouvindo uma história. Repete tudo o que escuta. Gosta de reproduzir as palavras que aprendeu com o telefone ao ouvido. Quando consegue equilibrar-se bem a bola também é um elemento inseparável.
Sugestões de brinquedos:
* Livros com grandes figuras e pouco texto que retratem objectos de seu dia-a-dia: mãe, pai, carro, etc.
* Livros com fotos ou desenhos de bichinhos
* Telefones
* Bolas
– Entre os 12 e os 2 Anos
-
De 1 ano a 1 ano e ½
Imita sons e reconhece objectos. Adora brincar, espalhar e guardar tudo. Claro que a seu modo.
Sugestões de brinquedos:
* Caixote com objectos de formas geométricas. Cubos, círculos e triângulos de plástico, feltro ou madeira.
* Potes e tampas
* Panelas
* Peluches
-
De 1 ano e ½ a 2 anos
Já reconhece algumas cores e formas. Sabe procurar e encontrar objectos que guardou. Gosta de brinquedos que possa empurrar, puxar, encaixar e explorar com os dedos. Adora tentar descobrir como as coisas funcionam.
Sugestões de brinquedos:
* Brinquedos de montar
* Bichinhos de plástico
* Cubos com formas vazadas para encaixar peças similares
* Carrinhos e camiões
* Chaves
* Peluches
– Entre os 2 e os 4 Anos
-
De 2 anos a 2 anos ½
Após os 2 anos a criança começa a descobrir o prazer em brincar com o outro. O egocentrismo começa a sair de cena e então começa o processo de socialização. Até os 2 anos e ½ a criança assimila centenas de palavras em pouco tempo. Já é capaz de construir frases simples completas. Reconhece cores e formas. Compreende perfeitamente o significado da palavra "NÃO". Classifica formas, cores e espessuras.
Sugestões de brinquedos:
* Blocos lógicos, possuem quadrados, círculos, triângulos e rectângulos nas cores primárias, com diferentes tamanhos e espessuras
* Blocos de madeira com diferentes formas e tamanhos para fazer torres e pequenas construções.
-
3 anos
Nesta fase, pais e mães precisam ter bastante disponibilidade para responder a todas as questões da criança – Como? Quando? E a preferida: Por quê? – Apesar da linguagem ainda estar em desenvolvimento, o vocabulário já é bastante extenso. Consegue comunicar-se com perfeição. Sua coordenação fina está mais segura. É nesta fase que a lateralidade (destra ou canhota) normalmente se define.
Sugestões de brinquedos:
* Brinquedos de tecido, onde existe um treino motor como fechos, botões e ganchos para abrir e fechar.
* Cubos com tamanhos decrescentes e que encaixam-se um dentro do outro, para serem empilhados.
– Entre os 4 e os 6 Anos
Inicia-se aqui a fase do “faz-de-conta”. Esta fase é altamente imaginativa. A criança passa a considerar os bonecos mais como amigos ou super heróis, os blocos de montar transformam-se em cidades.
Fantoches, material de desenho, blocos de montar, triciclos, bolas, bonecas e tudo o que simbolicamente faça parte dos papeis sociais da sua cultura (papel de pai, mãe, filho/a, médico/a, bombeiro, polícia, etc.)
-
4 anos
Agora a criança apresenta maior coordenação global e consequentemente coordenação fina. Começa a se interessar por brincadeiras colectivas e demonstra maior equilíbrio.
Sugestões de brinquedos:
* Jogos em equipe com uso de bola e bastões
* Bicicletas
* Trabalhos manuais, com tesoura de ponta redonda e sob supervisão de adultos
-
5 anos
Destreza e motricidade já bem definidas. Descobre a satisfação em tentar resultados diferentes e conseguir realizar trabalhos esteticamente bonitos. A gama de opções cresce bastante. Torna-se mais sociável, descobrindo o prazer de brincar em grupo.
Sugestões de brinquedos:
* Blocos de Montar
* Modelagem em plasticina, argila ou gesso
* Canetas e caderno de desenho
* Quebra-cabeças
* Saltar à corda
* Jogos colectivos com regras e objectivos mais elaborados
– Entre os 6 e os 10 Anos
-
6 a 7 anos
Já é capaz de realizar diversas tarefas sozinho: veste-se, lava os dentes, etc. Bastante independente, já conhece a função de cada objecto. Surge um interesse maior por jogos electrónicos e computador. Há bastante polémica neste sentido, mas é preciso saber dosear, pois são tecnologias que fazem parte do nosso quotidiano moderno e também muito ricas para desenvolvimento de raciocínio e estratégia. É preciso no entanto impor limite no uso e também serem criteriosos na escolha, provendo aspectos educativos. Nunca esquecendo os brinquedos tradicionais.
Sugestões de brinquedos:
* Jogos electrónicos
* Jogos em computador
* Bonecos e bonecas
* Jogos com figuras e letras que representem a letra inicial do objecto
-
8 a 10 anos
Raciocínio lógico pode ser usado quase em sua totalidade, permitindo o trabalho com jogos de estratégias simples.
Sugestões de brinquedos:
* Jogos de Mesa
* Jogo do Dominó
* Jogo de damas
* Cartas
* Kit’s de construção mais avançados
* Kit’s Científicos
– Mais de 10 Anos
Pensamento lógico desenvolvido em sua plenitude, pode-se usar jogos mais complexos e estratégias que necessitem de abstracção.
Sugestões de brinquedos:
* Batalha naval
* Jogos de tabuleiro que forcem cálculos, previsões, custos e lucros
* Jogos de conhecimento geral com perguntas e respostas das mais diversas áreas de conhecimento.
* Puzzles
* Kit’s de construção que estimulem a paciência e dedicação, puzzles com mais peças, jogos cientificos, etc.