top of page

Brinquedos por Idade

– Entre os 0 e os 12 Meses

  •   Do nascimento até 1 mês e ½

O bebé ainda não consegue segurar objectos intencionalmente. Só por reflexos. Nesta fase é importante estimular os sentidos cantando, abraçando e acariciando o bebé. Exagere nas fisionomias bem próximo ao rosto da criança. Demonstre alegria e satisfação.

  • De 2 a 4 meses

Nesta fase o bebé passa deste estado de quase inércia para as primeiras reacções intencionais. Ele diverte-se quando é levado ao alto e gosta de fixar o olhar em objectos atraentes e coloridos.

Sugestões de brinquedos:

* Brinquedos com texturas e formatos de fácil manipulação

* Móbiles

* Brinquedos que emitam sons (com guizos em seu interior, por exemplo)

  •  De 5 a 7 meses

A criança já consegue fixar um objecto por mais tempo. Volta-se para a direcção de onde vem algum som. O bebé já emite alguns ruídos com o intuito de chamar atenção. Aos 7 meses já atende se for chamado pelo nome.

Sugestões de brinquedos:

* Tapetes de actividades com espelhos (por exemplo), pois aqui o bebé já é capaz de se reconhecer

* Brinquedos que emitam sons

  •   De 8 a 10 meses

A criança já pode interagir com jogos simples e buscar por algum objecto de desejo. Gosta de bichinhos de pelúcia e bonecos. Livros plásticos para o banho também são uma óptima pedida. Tudo muito colorido.

Sugestões de brinquedos:

* Livrinhos de banho

* Jogos de interacção

* Bichos de pelúcia e bonecos

  •  De 11 meses a 1 ano

A linguagem está em pleno desenvolvimento. Já consegue concentrar-se por um pequeno período de tempo ouvindo uma história. Repete tudo o que escuta. Gosta de reproduzir as palavras que aprendeu com o telefone ao ouvido. Quando consegue equilibrar-se bem a bola também é um elemento inseparável.

Sugestões de brinquedos:

* Livros com grandes figuras e pouco texto que retratem objectos de seu dia-a-dia: mãe, pai, carro, etc.

* Livros com fotos ou desenhos de bichinhos

* Telefones

* Bolas

– Entre os 12 e os 2 Anos

  •   De 1 ano a 1 ano e ½

Imita sons e reconhece objectos. Adora brincar, espalhar e guardar tudo. Claro que a seu modo.

Sugestões de brinquedos:

* Caixote com objectos de formas geométricas. Cubos, círculos e triângulos de plástico, feltro ou madeira.

* Potes e tampas

* Panelas

* Peluches

  •  De 1 ano e ½ a 2 anos

Já reconhece algumas cores e formas. Sabe procurar e encontrar objectos que guardou. Gosta de brinquedos que possa empurrar, puxar, encaixar e explorar com os dedos. Adora tentar descobrir como as coisas funcionam.

Sugestões de brinquedos:

* Brinquedos de montar

* Bichinhos de plástico

* Cubos com formas vazadas para encaixar peças similares

* Carrinhos e camiões

* Chaves

* Peluches

– Entre os 2 e os 4 Anos

  • De 2 anos a 2 anos ½

Após os 2 anos a criança começa a descobrir o prazer em brincar com o outro. O egocentrismo começa a sair de cena e então começa o processo de socialização. Até os 2 anos e ½ a criança assimila centenas de palavras em pouco tempo. Já é capaz de construir frases simples completas. Reconhece cores e formas. Compreende perfeitamente o significado da palavra "NÃO". Classifica formas, cores e espessuras.

Sugestões de brinquedos:

* Blocos lógicos, possuem quadrados, círculos, triângulos e rectângulos nas cores primárias, com diferentes tamanhos e espessuras

* Blocos de madeira com diferentes formas e tamanhos para fazer torres e pequenas construções.

  •  3 anos

Nesta fase, pais e mães precisam ter bastante disponibilidade para responder a todas as questões da criança – Como? Quando? E a preferida: Por quê? – Apesar da linguagem ainda estar em desenvolvimento, o vocabulário já é bastante extenso. Consegue comunicar-se com perfeição. Sua coordenação fina está mais segura. É nesta fase que a lateralidade (destra ou canhota) normalmente se define.

Sugestões de brinquedos:

* Brinquedos de tecido, onde existe um treino motor como fechos, botões e ganchos para abrir e fechar.

* Cubos com tamanhos decrescentes e que encaixam-se um dentro do outro, para serem empilhados.

– Entre os 4 e os 6 Anos

Inicia-se aqui a fase do “faz-de-conta”. Esta fase é altamente imaginativa. A criança passa a considerar os bonecos mais como amigos ou super heróis, os blocos de montar transformam-se em cidades.

Fantoches, material de desenho, blocos de montar, triciclos, bolas, bonecas e tudo o que simbolicamente faça parte dos papeis sociais da sua cultura (papel de pai, mãe, filho/a, médico/a, bombeiro, polícia, etc.)

  •  4 anos

Agora a criança apresenta maior coordenação global e consequentemente coordenação fina. Começa a se interessar por brincadeiras colectivas e demonstra maior equilíbrio.

Sugestões de brinquedos:

* Jogos em equipe com uso de bola e bastões

* Bicicletas

* Trabalhos manuais, com tesoura de ponta redonda e sob supervisão de adultos

  •  5 anos

Destreza e motricidade já bem definidas. Descobre a satisfação em tentar resultados diferentes e conseguir realizar trabalhos esteticamente bonitos. A gama de opções cresce bastante. Torna-se mais sociável, descobrindo o prazer de brincar em grupo.

Sugestões de brinquedos:

* Blocos de Montar

* Modelagem em plasticina, argila ou gesso

* Canetas e caderno de desenho

* Quebra-cabeças

* Saltar à corda

* Jogos colectivos com regras e objectivos mais elaborados

– Entre os 6 e os 10 Anos

  • 6 a 7 anos

Já é capaz de realizar diversas tarefas sozinho: veste-se, lava os dentes, etc. Bastante independente, já conhece a função de cada objecto. Surge um interesse maior por jogos electrónicos e computador. Há bastante polémica neste sentido, mas é preciso saber dosear, pois são tecnologias que fazem parte do nosso quotidiano moderno e também muito ricas para desenvolvimento de raciocínio e estratégia. É preciso no entanto impor limite no uso e também serem criteriosos na escolha, provendo aspectos educativos. Nunca esquecendo os brinquedos tradicionais.

Sugestões de brinquedos:

* Jogos electrónicos

* Jogos em computador

* Bonecos e bonecas

* Jogos com figuras e letras que representem a letra inicial do objecto

  •  8 a 10 anos

Raciocínio lógico pode ser usado quase em sua totalidade, permitindo o trabalho com jogos de estratégias simples.

Sugestões de brinquedos:

* Jogos de Mesa

* Jogo do Dominó

* Jogo de damas

* Cartas

* Kit’s de construção mais avançados

* Kit’s Científicos

– Mais de 10 Anos

Pensamento lógico desenvolvido em sua plenitude, pode-se usar jogos mais complexos e estratégias que necessitem de abstracção.

Sugestões de brinquedos:

* Batalha naval

* Jogos de tabuleiro que forcem cálculos, previsões, custos e lucros

* Jogos de conhecimento geral com perguntas e respostas das mais diversas áreas de conhecimento.

* Puzzles

* Kit’s de construção que estimulem a paciência e dedicação, puzzles com mais peças, jogos cientificos, etc.

bottom of page